Sem diárias nem pedidos de voto: veja as recomendações do Planalto para autoridades federais no Carnaval
13/02/2026
(Foto: Reprodução) A Comissão de Ética Pública da Presidência da República fez uma série de recomendações sobre a participação de autoridades federais nas festas de Carnaval deste ano.
As orientações foram divulgadas nesta sexta-feira (13) depois que parlamentares e partidos da oposição acionaram a Justiça para tentar barrar o desfile da Acadêmicos de Niterói, que homenageia o presidente Lula.
O colegiado listou as seguintes orientações:
A recomendação de que sejam recusados convites de pessoas jurídicas de fins lucrativos que configurem conflito de interesses com a Administração, em razão de decisões quanto a decisões regulatórias, a contratações diretas e a políticas públicas geridas por seus respectivos órgãos;
A vedação do recebimento de diárias e passagens para comparecimento a evento que se insira, de maneira exclusiva, na esfera privada da autoridade. Mesmo nas atividades de cunho estritamente pessoal, não se afasta o dever de observância aos princípios e normas de regência da ética e da moralidade administrativas;
A necessidade de que atividades de caráter institucional desempenhadas durante o Carnaval sejam devidamente registradas no sistema e-Agendas;
A orientação de que, em festividades, eventos e programas culturais, as autoridades não realizem manifestações que possam vir a ser caracterizadas como propaganda eleitoral antecipada, por conter pedido explícito de voto ou veicular conteúdo eleitoral.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Segundo nota divulgada pela Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom), a partir de uma recomendação da Advocacia-Geral da União (AGU), o Planalto fez uma consulta Comissão de Ética Pública da Presidência "com o objetivo de garantir o cumprimento da legislação administrativa e eleitoral, bem como os padrões de conduta esperados da alta administração pública".
Desfile na Sapucaí vai homenagear presidente
Com o enredo “Do Alto do Mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, a agremiação promete narrar da infância no sertão de Pernambuco até a chegada à Presidência da República.
Lula e presidente da Acadêmicos de Niterói no Alvorada
Ricardo Stuckert/PR
No domingo (15), o presidente Lula vai com uma comitiva de ministros e aliados para o Sambódromo da Sapucaí, no Rio de Janeiro, assistir ao desfile da Acadêmicos de Niterói. A agremiação, fundada em 2018, vai contar a trajetória do petista em seu samba-enredo.
Há uma previsão de que a primeira-dama Janja da Silva participe do desfile. Ela esteve no ensaio técnico da agremiação na semana passada.
A primeira-dama Janja no ensaio da Acadêmicos de Niterói
Paulo Tauil/AgNews
Inicialmente, ministros avaliavam participar da homenagem também. A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, inclusive, chegou a participar do ensaio com Janja, mas decidiu não desfilar mais.
Ministros ouvidos pela GloboNews confirmaram ter recebido orientações do Planalto sobre:
custear despesas com recursos próprios e evitar qualquer vínculo com verba pública ou partidária;
não realizar transmissões ao vivo em canais oficiais;
evitar símbolos e gestos políticos nos eventos;
para os pré-candidatos, não usar materiais do Carnaval em futuros conteúdos de campanha;
sobre o desfile do Lula pela Acadêmicos de Niterói, não associá-lo a partido político.
Oposição vê propaganda antecipada
Parlamentares e partidos da oposição acionaram a Justiça para tentar barrar o desfile que homenageia o presidente Lula.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou, por unanimidade, dois pedidos de liminares feitos pelo partido Novo e pelo partido Missão contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Partido dos Trabalhadores (PT) e a escola de samba Acadêmicos de Niterói.
TSE rejeita liminares que tentavam impedir desfile de escola de samba que homenageará Lula
As siglas solicitaram a condenação dos representados por propaganda eleitoral antecipada. No caso do Novo, o partido pediu a aplicação de multa de R$ 9,65 milhões — valor que, segundo o Novo, corresponde ao custo econômico total envolvido na ação.
Na quarta-feira (11), a Justiça Federal rejeitou duas ações impetradas pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF) e pelo deputado federal Kim Kataguiri (União-SP) sobre o mesmo tema.
Tour de Carnaval
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu inovar no Carnaval deste ano e fazer um tour por três das principais capitais que comemoram a tradicional festa popular brasileira: Recife, Salvador e Rio de Janeiro.
O presidente desembarcou nesta sexta na capital pernambucana para participar do tradicional Galo da Madrugada, no sábado de Carnaval.
Depois, ainda no sábado (14), Lula segue para Salvador para acompanhar a saída do bloco Trio da Cultura, da ministra Margareth Menezes. De lá, segue para o Rio de Janeiro no domingo (15), onde acompanha o desfile da Acadêmicos de Niterói.